Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    03 de Junho de 2010 por Renato Campos

    lakers_e_celtics_se_encontram_pela_12_vez_em_finais Com desempenhos bastante diferentes em qualidade e principalmente regularidade durante o ano, Los Angeles Lakers e Boston Celtics conseguiram atingir a final da temporada 2009/2010 da NBA, principal liga de basquetebol norte-americano. A decisão marca o 12º encontro entre as duas tradicionais equipes na história das finais da competição e começa a ser disputada às 22h (Horário de Brasília) desta quinta-feira.

    O duelo está cercado de números interessantes. Esta é a 21ª vez que a franquia dos Celtics consegue atingir as finais, com 17 títulos conquistados. A maior série invicta da história, inclusive, é do time de Massachusets, que venceu oito títulos seguidos entre 1959 e 1966.

    O último título conquistado pela torcida verde foi, inclusive, conquistado sobre o rival da atual edição da final da NBA. Na temporada 2007/08, o time contou com os reforços do ala Kevin Garnett e do armador Ray Allen para vencer Kobe Bryant e cia. e sair de uma fila 22 anos sem levantar a taça - a última vez havia sido na temporada 1985/86, com o lendário Larry Bird.

    Já os Lakers venceram a NBA por 15 vezes, sendo a última na temporada 2008/2009, com a providencial chegada do ala-pivô espanhol Pau Gasol. Foi a primeira vez que o time da Califórnia venceu desde a saída de Shaquille O'Neal em 2004, ano do último título - o ala Lamar Odom, ainda em Los Angeles, veio como parte da negociação com o Miami Heat e foi figura importante na conquista.



    É, ainda, a primeira vez que os dois últimos campeões da NBA disputam um título de temporada. As duas franquias (Lakers e Celtics) já se enfrentaram em 67 partidas (nas 12 finais em que se confrontaram, pela série melhor de sete jogos), com o campeão de 2008 vencendo 40 partidas, contra 27 triunfos dos vencedores de 2009.

    Os Celtics venceram nove dos 11 confrontos entre as duas equipes. A última delas foi justamente a temporada 2007/08. O primeiro, no entanto, foi em 1959 quando o time, em Boston, venceu o Minneapolis Lakers (a mudança para Los Angeles veio em 1960), no único 4 a 0 da história da série particular entre as duas franquias. Ainda nos anos 1960, o Boston venceu o Los Angeles outras seis vezes (1962, 1963, 1965, 1966, 1968 e 1969).

    O primeiro triunfo dos Lakers, no entanto, veio apenas em 1984/1985, pelas mãos do pivô Kareem Abdul-Jabbar e o armador Magic Johnson, dupla que fez história nos anos 1980. O segundo veio dois anos depois, com os mesmos jogadores sendo protagonistas.

    Na temporada 2009/2010: confronto empatado

    Os times que chegaram à final se enfrentaram duas vezes no atual campeonato, e, ao contrário da história dos confrontos entre ambos, em que o Boston Celtics leva larga vantagem sobre o Los Angeles Lakers em conquistas das finais de temporada, desta vez o empate persistiu rigorosamente entre eles.

    Mesmo terminando a temporada apenas na quinta colocação na Conferência Leste, o Boston enfrentou pela primeira vez o Los Angeles, em jogo decidido faltando apenas sete segundos para o fim, em cesta do armador Kobe Bryant que virou o jogo em 90 a 89 para os Lakers, visitantes na ocasião, em 31 de janeiro de 2010.

    A segunda partida entre ambos aconteceu pouquíssimo tempo depois, e com a memória ativa, os Celtics igualaram o confronto particular. Com vantagem desde o início do segundo quarto, o Boston devolveu a vitória fora de casa ao fazer 87 a 86, em partida igualmente disputada, com destaque para o armador Ray Allen e o armador Rajon Rondo.

    Na temporada, o Los Angeles Lakers faturou o título da fase regular na Conferência Oeste, terminando em primeiro com 57 vitórias e 25 derrotas. O Boston Celtics foi o quinto no Leste, com 50 vitórias e 32 derrotas (o vencedor foi o Cleveland Cavaliers, com 61-11).

    Equipes chegam às finais sem muita dificuldade

    Os Lakers foram para os playoffs com status de time a ser batido no Oeste, e não era para menos. Kobe Bryant teve grandes partidas ao longo da temporada, e seu time enfrentaria apenas o Oklahoma City Thunder, caçula da NBA. Após sair na frente e ver o empate do rival, venceu por 4 a 2.

    Na mesma fase, de quartas de final, os Celtics tiveram ainda mais facilidade ao enfrentar o Miami Heat, quarto no Leste. Uma temporada acidentada começou a ter a sua virada a partir dali, quando venceram três jogos fora de casa e fecharam a série em 4 a 1, avançando no torneio.

    Nas semifinais, os Lakers enfrentaram o Utah Jazz, e os Celtics pegaram o Cleveland Cavaliers. Os primeiros não tiveram dificuldades para despachar os rivais por 4 a 0 na série, enquanto a forte marcação do Boston anulou o astro LeBron James, dando a vitória por 4 a 2 na série e a chance de decidir o título regional.

    Os dois saíram, então, campeões do Oeste e do Leste ao passar, sem muito trabalho, por Phoenix Suns e Orlando Magic, ambos vencendo por 4 a 2. Ataque e defesa em demasia são, respectivamente, as marcas da trajetória dos campeões de Conferência da liga de basquete norte-americano.

    Defesa dos Celtics quer parar ataque dos Lakers

    Na vitória da semifinal e da final do Leste, o Boston ficou notabilizado por parar as duas maiores forças do basquete americano: LeBron James e Dwight Howard. O primeiro nada fez na série semifinal dos Celtics contra os Cavaliers, enquanto o segundo penou nas mãos dos alas-pivôs dos vencedores, principalmente dos reservas Rasheed Wallace e Glen Davis.

    Para responder, os Lakers pretendem atacar como fizeram contra o Phoenix Suns, equipe que sempre proporciona jogos muito abertos justamente por focar sua ação no garrafão rival. Com Kobe Bryant devendo ser marcado por Ray Allen e o defensivo Ron Artest anulando Paul Pierce, quem deverá se sobressair será um entre Pau Gasol e Kevin Garnett (alas-pivôs), ou Derek Fisher e Rajon Rondo (armadores), maiores astros das duas equipes. No pivô, sobram ainda as incógnitas Kendrick Perkins (Boston) e Andrew Bynum (Los Angeles).

    Com confrontos praticamente igualados em qualidade nos quintetos iniciais, a chave para o sucesso na série deverá estar no banco de reservas. E nela o time de Massachusets leva vantagem, por contar com os experientes Tony Allen, Michael Finley e Rasheed Wallace, além do recém contratado Nate Robinson.

    Em contrapartida, os Lakers focam em mais atuações de gala de Kobe e Gasol, mas ainda podem contar com Lamar Odom, um dos melhores reservas da NBA. Além dele, nomes com pouca grife como Jordan Farmar, Shannon Brown e D.J. Mbenga podem surpreender.

    A série começa nesta quinta-feira, às 22 horas em Los Angeles, com Kobe, Gasol e cia. levando vantagem pelo melhor desempenho na temporada. Assim, poderão fazer quatro partidas no Staples Center, caso necessário. A segunda partida também será disputada sob os olhos do ator Jack Nicholson, fã dos Lakers, no domingo. As duas partidas seguintes estão marcadas para Boston, na terça (08) e quinta-feira (10 de junho). Caso necessários, os confrontos subsequentes serão no dia 13 de junho (domingo), 15 de junho (terça) e no mais tardar em 17 de junho (quinta) a NBA conhecerá o campeão da temporada 2009/2010.

    Fala aí!