Espalhe!
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • Bate Papo 0
    Renato Campos

    05 de Abril de 2012 por Renato Campos

    andrew_bynum,_o_melhor_pivo_da_nba Toda vez que Andrew Bynum faz partidas como a de ontem, os torcedores, jogadores e diretoria se sentem aliviados por terem ele saudável.

    Bynum marcou >36 pontos, pegou 8 rebotes e deu 4 tocos na excelente vitória do Lakers contra o Clippers por 113 x 108 na noite de ontem.

    Depois de ter sido draftado aos 17 anos de idade, levou tempo para que as pessoas acreditassem no potencial do jogador. Toda temporada, ele ou estava envolvido em algum rumor de troca ou estava machucado.

    Este ano, os rumores eram da ida do pivô para Orlando em troca com Dwight Howard.

    Mas seria realmente vantagem ter Howard ao invés de Bynum?

    Os dois pivôs são jogadores de alto nível. No período em que os rumores estavam em alta, Howard estava jogando mais que Bynum. Mas o que Bynum tem jogado nas últimas semanas até então, seria exagero dizer que ele hoje é o melhor pivô da NBA?

    Vamos tentar comparar os dois jogadores.

    Em termos de números, Howard tem médias maiores de pontos e rebotes do que Bynum. E isso seria alguma surpresa sendo que Howard é a única estrela do time de Orlando?

    Bynum tem como ele dois outros jogadores pontuadores. Kobe Bryant, o cestinha da liga e Pau Gasol que divide com ele o garrafão. A necessidade de Bynum chamar a reponsabilidade de jogo é muito menor do que o pivô de Orlando.

    Outro motivo que não seria correto comparar os dois jogadores por números, é pela quantidade de pontos que Howard consegue na linha de lance livre. Os dois jogadores tem médias próximas de 11 a 12 arremessos de quadra por jogo. Entretanto, os times sabem que Howard não tem um talento muito grande no arremesso, por isso fazem mais faltas e o pivô vai mais vezes para a linha de arremesso que Bynum.

    Esta temporada, D12 tem média de 48.8% na linha de lance livre e ele tem mais do que o dobro de tentativas que Bynum. Enquanto o pivô do Lakers tenta de média, 5.4 arremessos, Howard tenta ,b>10.6. Bynum tem aproveitamento muito melhor, 68.5%, o que é excepcional para um big man.

    Ontem tive a impressão do Bynum estar jogando como O´Neal jogava para o Lakers. Ele vai se tornando o ponto principal do ataque do time e o resto dos jogadores se beneficiam por isso.

    Com certeza Bynum precisa ainda amadurecer e parar de achar que pode ser um bom arremessador dos 3 pontos, mas ninguém tem mais dúvidas do que ele é capaz.

    *Foto por NBAE/Getty Images

    Fala aí!