07 de Novembro de 2014 por Renato Campos
Pode parecer piada de mau gosto. Até é, mas a é a pura verdade. Não era o que nenhum torcedor esperava ouvir, mas se a defesa do time de Mike D'Antoni era péssima, a do Byron Scott é pior ainda.
Vamos falar de números no restante da matéria para entenderem o que estou falando. O Lakers terminou a última temporada em 28º no quesito eficiência defensiva com um rating de 107.9. Vale lembrar para os menos atentos que a NBA tem 30 times. Nesta temporada, o time de Byron Scott já é o pior no quesito com rating de 117.4. Vale lembrar também, que quanto maior o rating, pior é a situação.
Claro que precisamos entender que o time jogou apenas cinco partidas, e jogou contra cinco times que tem em conjunto uma campanha de 15-4, mas já é perceptível o quanto a defesa é deficiente. O pior disto tudo, é que o técnico Byron Scott chegou no Lakers enfatizando que o time precisaria jogar muito defensivamente, mas até agora, o treinador não encontrou respostas.
Mas será que a culpa é de Byron Scott?
Não adianta treinar postura defensiva 24 horas por dia, sete dias na semana com um elenco que simplemente é incompetente para fazer tal função. Vamos novamente analisar em números. Do atual elenco, sete jogadores estão bem no final da lista de eficiencia defensiva. No time titular temos, Kobe Bryant com 119, Jordan Hill com 120, Carlos Boozer com 122, Wesley Johnson com 123 e Jeremy Lin com 125. Boozer tem sido muito criticado defensivamente - e com muita razão - mas certamente ele não está muito diferente de seus companheiros. O melhor defensor do time é Ed Davis, com um rating de 114.
James Harden não defende. Mas é melhor que qualquer Laker.
Para comparamos a pífia situação do time, vamos analisar os números do James 'Barba' Harden que com certeza não é um bom defensor. Harden tem um rating de 98. Mesmo um cara, que não joga bem na defesa, é melhor que qualquer jogador do Lakers. Para um time que permite 116.8 pontos por jogo, nenhuma mágica e 425 arremessos de Kobe vai ajudar o Lakers a vencer as partidas.
E o que fazer?
Sem dúvida alguma Byron Scott e o restante da comissão técnica tem feito esta pergunta durante todos os dias. Colocar o Davis que é o melhor defensor, pode ajudar. O cara já merece o posto de titular e o tempo tá passando. Mas sozinho, Davis não resolve todo o problema. Infelizmente, o Lakers não tem muitas respostas para como sair desta situação.
O melhor o que se tem a fazer, e parece que o técnico Byron Scott já está aplicando, é ter o controle maior da bola. Trabalhar o tempo de jogo contra os adversários e tentar dar menos chances de ataque. A verdade amigos, é que a defesa do Lakers é um buraco sem fundo.





